Curso O MONTE CARMELO E A PAZ DA ALMA

CURSO O MONTE CARMELO E A PAZ DA ALMA

Para psicólógos, professores e alunos de filosofia, assim como quaisquer pessoas interessadas em conhecer uma das mais perfeitas abordagens metafísicas da alma humana.

Com o termo “paz”, a escola tomista refere-se ao ordenamento interior entre sentidos, vontade e inteligência. Em breves palavras, na pessoa pacificada há um profundo SENTIDO DE UNIDADE NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE, estando sua sensibilidade harmoniosamente ordenada ao querer e ao inteligir. Em tal estado, a psique não está fragmentada entre quereres, intelecções e apetites geradores de crises ou dilemas rasos, sendo este o caso típico das “almas complicadas”, expressão de Garrigou-Lagrange para designar a perturbação mental de quem se perde na multiplicidade de impressões circunstanciais não vetorizadas pela inteligência.

O curso “O Monte Carmelo e a Paz da Alma” visa a apresentar a saúde da mente humana como resultante de um esforço de hierarquização de todas as potências anímico-corpóreas. Neste contexto, São João da Cruz, com sua Subida do Monte Carmelo, Santo Tomás de Aquino, com a IIª-IIª da Suma Teológica, e São Bernardo de Claraval, com o livro “Dos graus da humildade e da soberba”, são apresentados ao modo de uma síntese a partir da qual se propõem maneiras de cura da alma pelo expurgo de tudo o que, nela, tem o condão de desumanizar o ser humano.

O Monte Carmelo é a imagem dessa luta, que, quando vencida, traz como prêmio a paz da alma.

Nestas aulas, é apresentado aos alunos um programa de tratamento da psique pela via ascética, na compreensão de que o sofrimento é parte integrante do aperfeiçoamento do caráter, em ordem à plenitude humana.

Veja mais sobre este curso aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *